São-Tomé, 23 Jan  2024 (STP-Press ) –  A Agência de Notícias de São Tomé e Príncipe STP-Press participou esta terça-feira, dia 23 em Rabat-Salé ( Marrocos), na 7ª Assembleia Geral da Federação Atlântica das Agências de Imprensa Africanas-FAAPA, de acordo com informações envidas hoje pela Agência de Noticias de Marrocos- MAP.

Segundo as informações, a Agência STP-Press esteve representada pelo seu dircetor, o jornalista Mateus Ferreira neste evento realizado sob o tema “Informação africana: uma grande questão de soberania”, tendo-se adoptado um Plano de ação desta Federação para 2024.

Este plano de acção, adoptado no segundo dia de trabalhos desta Assembleia realizada sob a presidência de Fouad Arif, Presidente da FAAPA e Director Geral da Agência de Imprensa Árabe do Magrebe (MAP), abrange diversas áreas nomeadamente organização, formação profissional e qualificação, multimídia, comunicação, cooperação e parceria.

Na área da organização, o plano prevê a realização em outubro de 2024 da 8ª Assembleia Geral da FAAPA, que coincidirá com a celebração dos 10 anos da Federação.

Além da celebração deste aniversário, esta Assembleia Geral será marcada pela organização de um seminário subordinado ao tema “Agências de imprensa na era da inteligência artificial”.

O plano de acção prevê ainda a realização da 9ª reunião do Conselho Executivo da FAAPA na Costa do Marfim.

No domínio da formação e qualificação profissional, a FAAPA pretende organizar, em 2024, no Centro Africano de Formação de Jornalistas (CAFJ), um seminário sobre fotojornalismo, o 2.º encontro de mulheres líderes, o 2.º fórum de directores de informação e o 2º simpósio de comedores de TI.

No que diz respeito ao multimédia o plano de acção diz respeito à reformulação e desenvolvimento do site da FAAPA a consolidação e desenvolvimento do site da rede NWL-FAAPA de mulheres líderes além da concepção e criação de um site dedicado à rede de jornalistas desportivos RJS- FAAPA.

No domínio da comunicação, o plano de ação prevê a atribuição do Grande Prémio FAAPA à melhor reportagem vídeo, ao melhor artigo e à melhor fotografia para o ano de 2024.

Este segundo dia foi também marcado pela análise e adopção do relatório da 6ª Assembleia Geral, do relatório das reuniões do Conselho Executivo, do relatório dos seminários de formação e do relatório financeiro.

O programa desta Assembleia Geral incluiu um painel subordinado ao tema “A soberania africana em acção: perspectivas de informação e iniciativa para a costa atlântica” e uma importante conferência no Centro de Políticas para o Novo Sul da Universidade Mohammed VI Polytechnique, que abordou o tema múltiplas facetas do potencial do Atlântico Africano e caminhos explorados para o desenvolvimento sustentável e a integração regional nesta região.

Criada em 2014 em Casablanca, a Federação Atlântica das Agências de Imprensa Africanas (FAAPA) constitui uma plataforma profissional de reflexão sobre o futuro das agências de imprensa e sobre o papel que devem desempenhar no século XXI nas suas respetivas diversidades e especificidades, as profundas mudanças que caracterizam o panorama mediático no contexto da globalização e na era multimédia.

Fim/ RN/ Fonte MAP